São Paulo, domingo, 3 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEBATE

Leia a seguir as principais discussões sobre o documento final a ser aprovado na Quarta Conferência Mundial da Mulher:
Pobreza
Acertado: Governos devem canalizar verbas para promover acesso igual aos recursos. Instituições internacionais que concedem empréstimos devem incluir créditos para mulheres em seus programas.
Em disputa: Países industrializados contra Terceiro Mundo discutem quantos recursos deve haver para ajudar as mulheres nos países em desenvolvimento. Há polêmica sobre as palavras no texto para se pedir que gastos com armas sejam transferidos a programas sociais.
Educação
Acertado: Governos devem garantir acesso universal à educação primária até 2025, eliminar diferenças no acesso a educação de nível superior, eliminar analfabetismo feminino até o ano 2000 e desenvolver livros didáticos sem estereótipos sobre os sexos. Em disputa: referências a educação sexual, igualdade nas universidades e material didático que promova igualdade entre os sexos.
Saúde
Acertado: Direito da mulher a uma assistência médica básica e de qualidade, acesso à informação e a necessidade de investimento.
Em disputa: referência a contraceptivos, acesso de adolescentes a informação sexual e direitos de os indivíduos e casais decidirem quantos filhos terão. Todas as referências a aborto são contestadas. O Vaticano representa uma das principais forças antiaborto. O documento diz que o aborto não deve ser método de planejamento familiar, mas os governos devem enfrentar o impacto na saúde de abortos feito em condições impróprias e reconsiderar leis que punem mulheres que fazem aborto.
Violência e guerra
Acertado: Quem promover atos de violência deve ser investigado e punido, incluindo funcionários do governo; esterilização forçada e aborto forçado são condenados.
Em disputa: Palavras no texto sobre como declarar estupro em conflito armado como um crime de guerra e um crime contra a humanidade; recursos para ajudar as vítimas de prostituição forçada.
Política, economia
Acertado: Promover remuneração igual ao homem e leis contra discriminação sexual. Em disputa: Direitos igual para herança, propriedade de terras, estratégias contra o trabalho infantil.
Direitos humanos
Acertado: Direitos iguais, proclamados em documentos internacionais, são apenas retóricos. Vários pontos centrais dos direitos humanos são reafirmados.
Em disputa: Palavras sobre práticas culturais e religiosas e se direitos humanos valem para todos e em todo lugar

Texto Anterior: Internet reproduz diálogos de Pequim
Próximo Texto: Conferência é a celebração da família
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.