São Paulo, domingo, 3 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gugu o concorrente

ARMANDO ANTENORE

Não virou, mas conseguiu sair do país. Perambulou com a comitiva presidencial pela Europa. Visitou a França, Portugal e Alemanha.
"O Figueiredo estava sempre sério, não dava brecha para intimidades, recorda Gugu. "Eu era novato e achei melhor não tentar nada de arrojado. Fazia meu trabalho com discrição, de longe, sem perturbar o general. Deus me livre de arrumar encrenca naquele tempo."

Passarinho
Quando finalmente obteve a concessão do SBT, Silvio Santos não se esqueceu do repórter aplicado. Convidou-o para implantar a nova rede.
Foi na emissora da Vila Guilherme, zona leste paulistana, que Gugu cresceu e se multiplicou. Em 1982, assumiu o comando do "Viva a Noite", que o projetou nacionalmente.
O programa semanal tinha como ponto alto a "Dança do Passarinho" -quadro em que o apresentador, engravatado, saracoteava ao som de versos infantis: "Passarinho quer dançar/O rabicho balançar/Porque acaba de nascer/Tchip, tchip, tchip, tchip."
Gugu escutou a melodia pela primeira vez num hotel "classe A" de Itaparica (BA). "A canção é de origem alemã, mas estavam tocando a versão francesa. Os hóspedes deliravam. Batiam palmas, ensaiavam uns passinhos, caíam na gargalhada. Foi, então, que pensei: se a música mexe com esta gente rica e elegante, imagine o que pode fazer com o povão."
Não pensou duas vezes. Encomendou a letra em português para o compositor Edgard Poças e lançou a canção. O sucesso estrondoso colocou o "Viva a Noite" entre os principais produtos do SBT.
Hoje, Gugu está à frente do "Sabadão Sertanejo" (23h30 à 0h30) e do "Domingo Legal" (12h às 16h). Em cena, lembra muito Silvio Santos -se precisar, leva até torta na cara.
Cada programa costuma registrar audiências médias de 15 pontos (aproximadamente 1,5 milhão de telespectadores) em São Paulo. O índice é do DataIbope e, não raro, ameaça os da Globo.

Xuxa
O sucesso de público traduz-se, sobretudo, em dinheiro. Ninguém confirma, mas corre pelo SBT que Gugu recebe um salário mensal de US$ 70 mil (o suficiente para comprar um carro Audi Turbo, alemão).
Solteiro convicto, mora numa casa em Aldeia da Serra com área total de 5.000 metros quadrados, dois andares, 20 ambientes, pomar e duas piscinas (uma fria e outra quente, que avança até a sala de jantar).
Coleciona antiguidades e objetos de arte -"por gosto e para investir". Tem estatuetas venezianas do século 18, tapetes persas, tapeçarias de Flandres, vasos chineses, lustres de cristal Baccarat e movéis franceses em estilo Luís 16.
Duas indústrias de brinquedos -a Estrela e a Grow- comercializam

Texto Anterior: Gugu o concorrente
Próximo Texto: Gugu o concorrente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.