São Paulo, segunda-feira, 4 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagem de produto influencia consumidor

ESPECIAL PARA A FOLHA

O comportamento do consumidor pode ser facilmente influenciado por meio de estímulos de visualização. As imagens podem aumentar o desejo de adquirir um produto.
"Se uma loja com recursos multimídia conseguir fazer com que o consumidor visualize o ato de compra e o uso do produto, fará com que ele tenha uma postura mais positiva no momento da compra", diz Francisco Alcântara Spínola, 42, autor de uma tese de mestrado sobre o comportamento do consumidor pela Faculdade de Economia da USP.
A tese de mestrado mostra que a maneira como os consumidores se vêem no momento da compra permite prever quais serão suas expectativas de preço, a intensidade de seu desejo de comprar e sua intenção de adiquirir o produto.
"Uma visualização positiva influencia em 85% o comportamento do consumidor", afirma Spínola.
O consumidor que tem uma imagem negativa -acha que tudo vai dar errado no ponto de venda, que ele não vai ser bem atendido e até corre o risco de ser enganado - acaba por ter uma expectativa de preço do produto inferior ao daquele que tem uma imagem mais positiva.
Spínola diz que estas constatações são fundamentais para a área de marketing e de pesquisas de mercado.
"Conhecer o perfil do consumidor ajuda na definição de uma política de preços", diz.
A pesquisa compara ainda o consumidor brasileiro ao norte-americano.
Segundo Spínola, o brasileiro, independentemente de seus estilos de compra, sempre buscam pagar o preço mais barato, tendo, portanto, expectativas de preço sempre abaixo do preço médio de mercado.

Texto Anterior: Empresas investem em pesquisa de mercado
Próximo Texto: Moradora não quer incinerador de lixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.