São Paulo, segunda-feira, 4 de setembro de 1995 |
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Imagem de produto influencia consumidor
ESPECIAL PARA A FOLHA O comportamento do consumidor pode ser facilmente influenciado por meio de estímulos de visualização. As imagens podem aumentar o desejo de adquirir um produto."Se uma loja com recursos multimídia conseguir fazer com que o consumidor visualize o ato de compra e o uso do produto, fará com que ele tenha uma postura mais positiva no momento da compra", diz Francisco Alcântara Spínola, 42, autor de uma tese de mestrado sobre o comportamento do consumidor pela Faculdade de Economia da USP. A tese de mestrado mostra que a maneira como os consumidores se vêem no momento da compra permite prever quais serão suas expectativas de preço, a intensidade de seu desejo de comprar e sua intenção de adiquirir o produto. "Uma visualização positiva influencia em 85% o comportamento do consumidor", afirma Spínola. O consumidor que tem uma imagem negativa -acha que tudo vai dar errado no ponto de venda, que ele não vai ser bem atendido e até corre o risco de ser enganado - acaba por ter uma expectativa de preço do produto inferior ao daquele que tem uma imagem mais positiva. Spínola diz que estas constatações são fundamentais para a área de marketing e de pesquisas de mercado. "Conhecer o perfil do consumidor ajuda na definição de uma política de preços", diz. A pesquisa compara ainda o consumidor brasileiro ao norte-americano. Segundo Spínola, o brasileiro, independentemente de seus estilos de compra, sempre buscam pagar o preço mais barato, tendo, portanto, expectativas de preço sempre abaixo do preço médio de mercado. Texto Anterior: Empresas investem em pesquisa de mercado Próximo Texto: Moradora não quer incinerador de lixo Índice |
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