São Paulo, segunda-feira, 4 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Automação garante futuro da engenharia mecatrônica

DA REPORTAGEM LOCAL

Fazer máquinas que consigam trabalhar sozinhas. Esse é o futuro da engenharia mecânica, principalmente na área de automação e sistemas (também chamada de mecatrônica).
A carreira foi discutida na última quinta-feira, no auditório da Folha. A palestra encerrou o ciclo "A Escolha da Profissão", promovido pelo Grupo (Associação das Escolas Particulares) e pela Secretaria de Estado da Educação.
Participaram do evento o professor Marcos Ribeiro Pereira Barreto, da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), o estudante de engenharia mecatrônica Rodrigo César Benedetti e o supervisor de tecnologia e processos da Mercedes-Benz, Geraldo Accetusi de Araújo.
Segundo Barreto, o profissional dessa área trabalha na construção de máquinas automáticas, sistemas computadorizados de produção e até robôs. Mas, antes disso, o aluno tem de estudar muita física, matemática e as disciplinas específicas da engenharia.
"O curso não é fácil", diz o professor. Os alunos da USP têm aulas em período integral, que vai das 7h30 às 18h30. Isso sem contar com outras adversidades. "Em uma turma de engenharia, muitas vezes a única mulher é a própria professora", conta Barreto.
Para o estudante Rodrigo, 24, o segredo é o jogo de cintura. "Às vezes você tem de deixar a disciplina que mais gosta de lado para conseguir passar em outra mais importante", diz. O esforço é compensando pelas oportunidades profissionais.
"A mecatrônica é uma área extremamente necessária e o mercado já se deu conta disso", diz Geraldo Araújo. Segundo ele, a evolução das máquinas caminha para a automação. "O engenheiro mecatrônico não terá problema de colocação no mercado de trabalho."

Texto Anterior: Falta de alojamentos impede o ingresso de garotas no ITA em 96
Próximo Texto: Velejador narra viagem de Miami até Ilhabela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.