São Paulo, segunda-feira, 4 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de alojamentos impede o ingresso de garotas no ITA em 96

DA REPORTAGEM LOCAL

Contrariando as expectativas, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) não vai oferecer vagas para mulheres em seu vestibular deste ano.
O instituto, vinculado ao Ministério da Aeronáutica, ainda aguarda a conclusão de estudos para possibilitar a inclusão de mulheres no quadro de alunos.
Falta estrutura básica para receber as garotas, como alojamentos e banheiros.
A exclusividade masculina incomoda muita gente, principalmente quem já estava se preparando para o concurso.
É o caso de Elaine de Castro e Silva, 17, do terceiro ano do Colégio Objetivo. Elaine está matriculada no cursinho do Objetivo e, desde março, frequenta as aulas especiais de preparação para o vestibular do ITA.
"No começo do ano todo mundo achava que desta vez abririam vagas para mulheres", diz. Ela queria cursar engenharia mecânica.
Mesmo sem poder entrar no ITA, Elaine continua indo ao cursinho, mas desistiu de engenharia. Vai prestar exames para medicina na Fuvest, Unesp e Unicamp. "Engenharia só se fosse no ITA", afirma.
Colega de turma de Elaine, Tiana Cortez, 18, gostaria de fazer engenharia aeronáutica, mas também acabou optando por medicina. "Os cursos de lá são muito bons. Não vale a pena fazer engenharia em outro lugar".
As duas afirmam que não gostariam de seguir carreira militar. O que as atraiu para o ITA foi a qualidade do ensino. Se no próximo ano o ingresso de mulheres for permitido, as duas garantem que se inscrevem.

Vestibular do ITA: inscrições até 18 de outubro, no ITA ou pelo correio. Os candidatos devem requisitar as fichas de inscrição no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, Setor de Vestibular, pça. Marechal Eduardo Gomes, 50, São José dos Campos (SP), CEP: 12228-900, tel. (0123) 41-2211, ramal 259.

Texto Anterior: "Trabalho para aprender"
Próximo Texto: Automação garante futuro da engenharia mecatrônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.