São Paulo, terça-feira, 5 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC nega que vá fazer decreto sobre patentes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso, por intermédio do seu porta-voz, Sérgio Amaral, negou ontem que vá regulamentar a questão das patentes em decreto.
"A questão será regulamentada por lei. O presidente não vai tomar qualquer medida antes da lei", afirmou Amaral.
O porta-voz disse que as informações de que o Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) estaria propondo a regulamentação da questão das patentes por decreto foi "mal-interpretada.
"O Inpi está preparando a regulamentação para ser baixada quando houver a lei", disse o porta-voz.
O decreto é defendido pelo Ministério das Relações Exteriores, que teme as repercussões diplomáticas negativas -especialmente com os Estados Unidos- por causa da demora do Congresso em aprovar uma lei que regulamente o direto de propriedade intelectual.
O governo norte-americano ameaça adotar sanções comerciais contra o Brasil no próximo mês de outubro, caso o Congresso brasileiro não tenha aprovado o que se convencionou chamar de Lei de Patentes.
Os produtos brasileiros exportados para os EUA poderiam ser sobretaxadas, encarecendo seu preço final ao consumidor e diminuindo sua competitividade.
O Brasil já esteve na "lista negra" dos EUA no final da década de 80, por conta da lei de reserva do mercado de informática.
Naquela época, o governo norte-americano restringiu a importação de produtos brasileiros com sobretaxas.

Texto Anterior: Técnicos estudam usar 'Windows'
Próximo Texto: Termina hoje fórum sobre Mercosul-Nafta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.