São Paulo, terça-feira, 5 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clipe contra a violência reúne astros do Brasileiro

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

Dezoito jogadores de futebol, de 17 dos 24 clubes que participam do Campeonato Brasileiro, gravaram ontem no estádio do Maracanã (zona norte do Rio de Janeiro) um filme publicitário pelo fim da violência de torcidas.
Eles doaram os cachês -R$ 3.000,00 cada um- para a campanha "Paz no Futebol", coordenada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
A Folha apóia a iniciativa de Betinho de unir a "Campanha contra a Fome" ao combate à violência nos estádios. Desde a criação da "Campanha contra a Fome", há três anos, o jornal vem colaborando com o sociólogo.
O anúncio, de 30 segundos de duração, começa a ser veiculado na Rede Globo em uma semana. É uma peça institucional -não faz propaganda explícita de nenhum produto- da Raider, marca de chinelo da Grendene.
A filmagem durou o dia todo. Participaram 150 figurantes. Muitos eram de organizadas cariocas.
"Aceitei o convite e doei o cachê para a campanha contra a violência, porque talvez ela ajude a pôr a cabeça dos torcedores para longe da maldade", disse o jogador Cafu, do Palmeiras.
O zagueiro Cléber, seu colega de clube, afirmou que "está na hora de fazer alguma coisa para a violência terminar".
Cléber não jogou contra o Flamengo anteontem no Maracanã -o jogador foi ao Rio especialmente para a filmagem.
O atacante Paulo Nunes, campeão sul-americano pelo Grêmio, título conquistado na semana passada, defendeu "mais rigidez" com as torcidas organizadas.
"Elas não têm de acabar, mas devem valorizar mais o show e o espetáculo, o que é legal."
O jogador Djalminha, do Guarani, elogiou a campanha "Paz no Futebol". "Não adianta só falar, falar e falar. O importante é que agora o pessoal está fazendo alguma coisa. O Betinho não fica falando, ele toma uma atitude."
Outros jogadores que estão no anúncio: Sávio (Flamengo), Túlio (Botafogo), Branco (Internacional), Éder Aleixo (União São João), Zé Roberto (Portuguesa), Aílton (Fluminense), Eliel (Criciúma), Adoílson (Vitória-BA), Gilmar Francisco (Paysandu), Valdir (Vasco), Wallace (Goiás), Marcelo (Bragantino), Carlinhos (Santos) e Cairo (Atlético-MG).
No comercial, os atletas aparecem vestidos de branco, misturados aos torcedores na arquibancada do estádio.
"Se cada um ajudar um pouco, dá para fazer dos estádios um lugar de paz", disse Túlio.

Texto Anterior: Juventude e Grêmio lutam pela 1ª vitória no Brasileiro em Caxias
Próximo Texto: Torcedores fazem 'troca de camisa' simbólica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.