São Paulo, terça-feira, 5 de setembro de 1995
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Torcedores fazem 'troca de camisa' simbólica

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

Os diretores do anúncio contra a violência no futebol, João Salles, 33, e Andrew Waddington, 25, conseguiram ontem um feito no Maracanã: uniram integrantes de torcidas organizadas rivais no mesmo pedaço de arquibancada.
A maioria dos torcedores vestiu camisetas (brancas, simbolizando a paz). As camisas traziam o escudo de clubes rivais.
A produção do comercial foi encarregada de recrutar figurantes em diferentes torcidas organizadas do Rio de Janeiro.
O estudante Leonardo Kandler, 18, integrante da torcida organizada do Flamengo, a Raça Rubro-Negra, usou o escudo do São Paulo no comercial.
"É uma brincadeira, um gesto pela paz", disse. "O importante é procurar impor a festa nos estádios. Eu usaria, na boa, a camisa do Vasco ou do Botafogo."
Anteontem, a Raça exibiu no Maracanã uma faixa de apoio à campanha "Paz no Futebol", coordenada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
O comercial filmado ontem foi criado pela agência de publicidade W/Brasil. No começo, os jogadores e torcedores, na arquibancada, aparecem tristes com a violência no futebol.
A música, solene, quase marcial, vai tornando-se progressivamente alegre. Os atletas e torcedores são cobertos por uma bandeira branca.
A campanha dirigida por Betinho vai receber, no total, R$ 72 mil -a doação do cachê de 18 jogadores que participam do anúncio, mais o de seis que faltaram.
As próximas iniciativas da campanha serão decididas nesta semana numa reunião no Rio entre Betinho e o ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
(MM)

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