São Paulo, terça-feira, 5 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista trabalhou em rádio e TV

DO BANCO DE DADOS

Em 16 de julho de 1911 nasceu no Rio Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, Paulo Gracindo. Quinze anos depois, em 1926, o garoto Pelópidas foge de casa, em Maceió (AL), para tentar se ver livre da figura autoritária do pai.
Em 1931, com o propósito de estudar teatro, conheceu um grupo de atores e estréia, aos 20 anos, a peça "O Tabelião Pomet". Entra para a Faculdade de Direito e se forma em 1935, ao lado do colega e ator Mário Lago.
Estréia na TV ao lado de Darlene Glória e Gracindo Jr., no programa "Show ODD", em 1960. Em 1966, vai para a TV Globo interpretar o Primo Rico, no programa "Balança, Mas não Cai".
O personagem que marcou sua carreira foi o prefeito Odorico Paraguaçu, de "O Bem-Amado".
Em 1993, Paulo Gracindo fez a peça "A História é uma História", de Millôr Fernandes, e na TV interpretou o padre Emílio, na minissérie "Agosto", seu último papel para a televisão.

Texto Anterior: REPERCUSSÃO
Próximo Texto: Klaus Mitteldorf mostra retratos desenhados com efeitos de luz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.