São Paulo, terça-feira, 5 de setembro de 1995
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Revise freios uma vez por ano

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ruídos e pedal baixo, duro ou com vibrações são os principais sintomas de que há problemas no sistema de freio de um veículo.
A maioria dos carros é equipada com freios a disco nas rodas dianteiras (usam pastilhas) e a tambor nas rodas traseiras (usam lonas).
O uso constante do freio e freadas bruscas (com mais intensidade) aumentam o desgaste dos componentes. Nessas situações, o carro consome mais combustível. A consequência é a redução da vida útil de pneus, motor e câmbio.
Oficinas especializadas recomendam um check-up completo nos freios a cada 10 mil quilômetros -ou um ano de uso.
Em geral, as pastilhas duram 18 mil quilômetros. Discos e lonas têm vida útil média de 40 mil quilômetros. A durabilidade dos componentes depende do modo de dirigir e das condições do piso.
A manutenção preventiva, segundo Alberto Rufini, gerente de franquia da Varga, é a melhor maneira de evitar riscos à segurança.
O motorista que roda muito tempo com as pastilhas gastas, por exemplo, acaba danificando também os discos. Nesse caso, o custo do reparo é bem maior.
Rufini explica ainda que os freios apresentam sinais bem evidentes de que é chegada a hora de trocar seus componentes. "O freio não pára de funcionar de uma hora para outra", afirma.
Sons semelhantes a um silvo (ruído agudo) durante a frenagem geralmente são provocados por pastilhas ou lonas gastas.
Vibrações no pedal significam que o disco ou o tambor podem estar empenados. Pedal baixo indica possível vazamento de fluido.
Trocar pastilhas, lonas ou discos é rápido. A maioria das oficinas mecânicas executa os serviços.
A substituição do par de lonas, por exemplo, demora em média uma hora -mesmo tempo gasto para troca de pastilhas e disco.
A maior diferença está no preço cobrado pelas peças nas lojas especializadas (veja quadro abaixo).

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