São Paulo, terça-feira, 5 de setembro de 1995
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Eficiência dos discos é maior

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando aquecidas, as lonas de freio perdem eficiência, provocando aumento da distância necessária para parar o carro. Em compensação, a durabilidade é maior, e o esforço de frenagem, menor.
Os veículos nacionais geralmente utilizam discos nas rodas dianteiras -que arcam com o maior esforço nas frenagens- e tambores nas traseiras.
Quando o carro precisa de maior capacidade de frenagem, os discos são feitos de modo a dissipar com mais rapidez o calor -são os discos ventilados.
Discos nas quatro rodas ainda são raros no Brasil. O pioneiro em seu uso no país foi o Alfa-Romeo 2.300, produzido de 74 a 86.
O funcionamento básico dos freios a disco e a tambor é o mesmo: a frenagem é realizada pelo atrito entre componentes, que vai diminuir a velocidade das rodas.
As sapatas, no freio a tambor, e as pastilhas, no freio a disco, são os componentes fixos que promovem o atrito sobre as rodas -que ocasiona a frenagem.
Sistemas que permitem diminuir o esforço necessário para acionar os freios, conhecidos como hidrovácuo ou servofreio, contribuem para o conforto do motorista.

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