São Paulo, quinta-feira, 7 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas oferece Zoológico e Butantan a ACM

DA REPORTAGEM LOCAL; PAINEL

Governador responde a acusações de pefelista de que estaria trocando institutos pelas dívidas do Banespa
O governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), reagiu ontem às críticas que lhe foram feitas por Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA). Ele disse que o senador pode ficar "tranquilo" porque terá hospedagem garantida no Jardim Zoológico e no Instituto Butantan, quando vier a São Paulo.
Anteontem, ACM afirmou que "a falta de bom senso (de Covas) o leva a oferecer ao Banco Central aeroportos, o Jardim Zoológico e até o Instituto Butantan" para pagar a dívida do Banespa.
Entre outras atividades, o Butantan faz pesquisas com cobras (jararaca, cascavel e coral) para a produção de soro antiofídico (que combate o veneno de cobras).
"Ele imaginou que eu fosse oferecer o instituto (Butantan) como garantia de pagamento da dívida do Estado (com o Banespa). Não vou oferecer nem o Butantan nem o Jardim Zoológico. Ele pode ficar tranquilo que ele tem hospedagem garantida em São Paulo", disse Covas.
Nas negociações para encerrar a intervenção do Banco Central no Banespa, iniciada em dezembro de 94, Covas ofereceu bens de São Paulo para pagar metade da dívida do Estado com o banco paulista, de cerca de R$ 13 bilhões.
As divergências entre Covas e ACM começaram com declarações feitas pelo governador paulista no fim-de-semana. Segundo Covas, PFL e PSDB devem se afastar durante as eleições do próximo ano.
Na sua opinião, isso não significa que a base de apoio de FHC será abalada. Segundo Covas, "o senador deve ter ficado admirado que um governo queira pagar suas dívidas. Nem sempre isso ocorre".
"Não sei por que ele fica contra mim. Eu gosto do senador e acho que ele deveria gostar de mim também. Afinal, dinheiro do Banespa (US$ 450 milhões) foi usado para acudir o Econômico".

Outro lado
Informado das declarações de Covas, ACM afirmou: "O governador está enganado. Ele pensa que eu fico hospedado no Palácio (dos Bandeirantes), mas ele nunca me convidou", numa referência de que a sede do governo de São Paulo é que se assemelha ao Butantan ou ao Zoológico.

Colaborou o Painel

Texto Anterior: Marinha comemora verbas; FHC nega privilégio a militar
Próximo Texto: Luís Eduardo ironiza tucanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.