São Paulo, quinta-feira, 7 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado depende de edições estrangeiras

DA REPORTAGEM LOCAL

No período de férias, guias de viagem podem corresponder a 20% das vendas nas livrarias. Só que a maioria das vendas se referem a livros importados.
Essa é a avaliação de Paulo Henrique Costa, 28, gerente da livraria 5ª, em São Paulo, uma das consultadas pelo datafolha para a lista dos livros mais vendidos publicada no caderno Mais!.
Costa afirma que o mercado brasileiro ainda é muito carente no setor de literatura para viagens. "A grande parte das vendas é do produto importado e os livros editados no Brasil nunca são tão completos", afirma.
Quem confirma a avaliação é Alberto Bononi, 47, gerente de uma das lojas da rede de livrarias Brasiliense, também consultada pelo Datafolha, para quem os guias de viagem são um dos produtos mais vendidos nas livrarias.
Para ele, um dos problemas sempre enfrentados é o da barreira da língua, já que "os livros editados em português são em geral muito elementares". Ele acredita que o leitor deva ter mais opções para poder viajar melhor.
Apesar de ainda não conhecer os "Guias Folha", ele cumprimenta o jornal pela iniciativa: "Se é edição fiel dos europeus, só posso felicitar a Folha pelo projeto da coleção".
A coleção "Guias Folha" é uma fiel tradução dos guias editados na Inglaterra pela editora Dorling Kindersley.
O projeto da editora britânica, ao criar os guias, é o de editar um livro para viagens que "incluísse informações práticas e culturais, com maior ênfase no tipo de informação que o turista que coloca pela primeira vez os pés em um país estranho sempre necessita", diz o editor inglês Cristopher Davis.
Com o lançamento desses livros, o leitor poderá ter acesso a um dos mais populares guias de viagem, em uma versão em português.

Texto Anterior: Guia é mania na Europa
Próximo Texto: Serviço e cultura dão tom da coleção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.