São Paulo, quinta-feira, 7 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilha do Caju é 'miragem' entre o Piauí e Maranhão

CRIS GUTKOSKI
DA AGÊNCIA FOLHA, NA ILHA DO CAJU (MA)

Na chegada de barco à ilha do Caju, a imagem de um deserto imponente no meio do oceano desconcerta o visitante.
Você ainda está pensando que aquilo é uma montagem, quando descobre que no meio do deserto há piscinas de águas verdes e que as dunas se misturam às matas, campos, salinas e manguezais no mesmo território. É uma confusão completa, porém linda.
Essa mistura singular de diferentes ecossistemas fica no delta do rio Parnaíba, conjunto de 80 ilhas e ilhotas na divisa entre Piauí e Maranhão.
A ilha do Caju é uma das maiores ilhas do delta, onde o visitante pode desfrutar do turismo ambientalista e de aventura.
No passado, apenas fotógrafos e mochileiros europeus pediam permissão para conhecer aquela propriedade particular de 10.139 hectares, quatro vezes maior que a ilha de Fernando de Noronha, e se hospedavam em casas dos nativos.
Atualmente, a ilha pode receber até 28 turistas para hospedagem. Os 70 moradores são, na maioria, vinculados à pousada, com exceção de alguns pescadores.
É um turismo sem compras, com banho frio e luz elétrica só em parte da noite. Vale a pena acordar bem cedo, junto com os pássaros, porque existem dezenas de recantos a serem explorados antes que a noite chegue.
Mas a noite também é dos visitantes que se arriscam a acampar na mata, na companhia de cobras, jacarés, lagartos, raposas, aves raras e mosquitos -milhares deles.
A ilha é uma área de proteção ambiental onde convivem 37 espécies de aves, 16 de répteis e 13 de mamíferos, além de caranguejos multicoloridos.
É também um refúgio de guarás, colhereiros e jacus, aves raras ameaçadas de extinção.
A flora é exuberante, com jatobás, mandacarus, imburanas (árvore de tronco vermelho) e, claro, centenas de cajueiros, cujos frutos ajudam a matar a sede sob o sol equatorial.

Texto Anterior: Visita a Monterey exige dose de espírito esportivo
Próximo Texto: Guarás são vedetes dos mangues
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.