São Paulo, quinta-feira, 7 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruas de Tóquio não têm nome nem números

ANDRÉA FORNES
EDITORA DE EXTERIOR E CIÊNCIA

Um roteiro turístico para conhecer Tóquio deve ter como ponto de referência as estações de metrô. Na cidade, não há endereço simplesmente porque as ruas e os bairros não têm nome e muitas casas não têm número. É o sistema metroviário que divide a capital japonesa em regiões.
Basta ter um mapa do metrô em mãos para dar início ao passeio.

Parque
O melhor da área de Shinjuku é o seu parque (Shinjuku-gyoen), com jardins nos estilos japonês e europeu. É o lugar ideal para acompanhar o florescer das cerejeiras ("sakura") no mês de abril.
Ali estão a sede do governo metropolitano de Tóquio, com projeto do arquiteto Kenzo Tange, as principais lojas de departamento (Isetan, Marui e Mitsukoshi) e também uma das melhores lojas de disco de Tóquio, a Virgin.
O hotel Hyatt vale uma visita à parte pela vista que oferece do último andar, onde fica sua sofisticada academia de ginástica, com saunas, piscina e também banho japonês.

Compras
A região de Shibuya, a preferida da juventude nipônica, concentra lojas de departamento (Seibu, Loft, Tokyo Hands), cinemas e restaurantes. Harajuku, Omotesando e Aoyama não estão muito distantes de Shibuya caminhando pela Aoyama-dori.
As lojas dos principais criadores de moda japoneses, entre eles Rei Kawakubo (Comme des Garçons), Issey Miyake e Yohji Yamamoto, ficam no cruzamento da Aoyama-dori com Omotesando.
Asakusa é a área mais antiga de Tóquio, onde fica o templo Asakusa Kannon. Atravessando o rio Sumida, em contraste com a tradição japonesa, está o moderno edifício projetado por Phillip Starck para o restaurante da cervejaria Asahi, com uma chama dourada no topo ("flamme d'or").
Ainda pelo metrô, o visitante pode ter acesso às regiões de Roppongi, famosa por seus embalos noturnos, Marunouchi, a do Palácio Imperial, e Ginza, o centro comercial da cidade.

Texto Anterior: Museu expõe a história da capital japonesa
Próximo Texto: Kyoto foi a capital do Japão até 1868
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.