São Paulo, sexta-feira, 8 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários dos EUA querem tecnologia para produção de álcool

BRUNO BLECHER
EDITOR DO AGROFOLHA

A experiência brasileira com o carro a álcool atraiu a atenção do "Governor's Ethanol Coalition" (coalização de governadores pró-etanol), formada por 19 governadores de Estados norte-americanos.
No próximo dia 17, uma comitiva de 20 empresários dos EUA, comandada pelos governadores Tommy G. Thompson (Wisconsin) e Ben Nelson (Nebraska) chega a São Paulo para visitar destilarias e participar de um seminário com especialistas do programa.
O objetivo da missão é a troca de informações e transferência de tecnologia.
Segundo José Pilon, presidente da Associação das Indústrias de Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, a coalização, que desenvolve ações políticas para promover o uso de etanol carburante, extraído do milho, nos EUA, enfrenta forte oposição de empresas de petróleo.
Desde 84, quando os EUA, por razões de saúde pública, iniciaram um programa para substituição do chumbo tetra-etila adicionado à gasolina, o lobby do etanol, sustentado pelos produtores de milho, trava uma guerra mercadológica com a indústria do petróleo.
"O maior concorrente do etanol de milho nos EUA, como substitutivo do chumbo, é um produto petroquímico, o MTBE", diz Pilon.

Texto Anterior: Promotor acusa corretor pela Lei de Imprensa
Próximo Texto: Mais norte-americanos trabalham em casa e vão menos ao escritório
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.