São Paulo, sexta-feira, 8 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo faz aposta arriscada, diz SRB

Objetivo seria se livrar dos estoques

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Sociedade Rural Brasileira, Roberto Rodrigues, considera que governo está fazendo "uma aposta de alto risco" ao atrasar a definição do crédito para a safra.
"Todo esse atraso não é insensibilidade nem ignorância. É proposital", afirma. Para Rodrigues, o governo quer reduzir a produção para elevar os preços do ano que vem -devido à oferta menor- e se livrar dos estoques, que custam caro.
"Isso é loucura. Ninguém é capaz de calcular de quanto será a quebra da safra", diz.
Segundo ele, a redução do uso de tecnologia -sementes melhoradas, adubo e outros insumos- no plantio pode ter seus efeitos "mascarados", se o clima for favorável. Caso contrário, a perda pode se multiplicar e os efeitos são "imponderáveis".
Caso a quebra seja superior à prevista, o país terá de importar alimentos. Para evitar que os importados pressionem a inflação para cima, o governo vai oferecer incentivos à importação e segurar os preços, afirma.
A solução, segundo ele, seria securitizar toda a dívida do setor (solução já proposta pelo próprio governo), oferecer crédito abundante e subsidiar a produção nas regiões mais distantes do Centro-Oeste.
A securitização significa que o governo emite um título para financiar a produção, cuja garantia é o próprio produto.

Texto Anterior: Atraso marca venda de sementes
Próximo Texto: Secretário ouve críticas e tenta convencer equipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.