São Paulo, sábado, 9 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC perdeu a liderança, afirma jornal

JAIR RATTNER
DE LISBOA

O jornal português Diário de Notícias publicou anteontem um dossiê de duas páginas sobre o Brasil em que afirma que o presidente Fernando Henrique Cardoso deixou de ter a liderança política do país. O texto cita como fonte um relatório confidencial. Segundo a Folha apurou, o relatório é produzido por uma consultoria política brasileira e assinado pelo governo português.
Segundo o relatório, o governo brasileiro estaria paralisado por compromissos e alianças que fez para ter maioria no Congresso.
Sem indicar o autor do relatório, o jornal diz que o Estado brasileiro está em crise, devido à ilegitimidade do sistema político.
Os problemas apontados no sistema político são a diferença do peso dos votos para o parlamento entre os Estados, o sistema de voto proporcional, a duração excessiva dos mandatos, a obrigatoriedade de os partidos serem nacionais e os privilégios da classe política.
O jornal afirma que o sistema político não é autocorrigível e que a solução deva ser encabeçada por lideranças de porte que iniciem um processo de ruptura. Caso isso não ocorra, o país poderá passar por uma ruptura anárquica, envolvendo golpes e luta armada.
Os pontos positivos apontados no texto estão na economia: a queda da taxa de inflação, as privatizações e a desindexação. Mas considera preocupantes a política de juros altos, a dimensão da dívida interna, a política de câmbio e a diminuição das reservas do país.

Texto Anterior: FHC descarta rever punição a petroleiros
Próximo Texto: Estado só vai pagar dívida e servidores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.