São Paulo, sábado, 9 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as razões do conflito

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A guerra na ex-Iugoslávia começou com a desintegração do país, em 1991. O que era uma só nação virou cinco: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina e a própria Iugoslávia (reduzida a Sérvia e Montenegro).
A Bósnia declarou independência em 1992 e entrou na pior guerra civil de sua história, que opõe os bósnios de origem sérvia aos de origem muçulmana e croata.
Os bósnios de origem sérvia controlam 70% do território bósnio, mas são apenas 33% da população. Contra eles, combatem tropas do governo, de maioria muçulmana, ajudadas por croatas. Há também conflitos entre sérvios e croatas na Croácia (na região da Krajina) e incursões das tropas croatas contra sérvios da Bósnia.
Até agora, os sérvios recusavam planos de paz que dividissem o país ao meio entre os sérvios e uma federação muçulmano-croata.
Pela declaração de paz de ontem, as duas partes -sérvios bósnios e muçulmanos e croatas- aceitam negociar a divisão de território nesses termos.
Para tentar garantir a proteção de civis e seu abastecimento, as Nações Unidas criaram seis "áreas protegidas" na Bósnia: Sarajevo (a capital), Srebrenica, Zepa, Gorazde, Bihac e Tuzla.
Srebrenica e Zepa caíram em poder dos sérvios há dois meses. Bihac está cercada por sérvios e recebe proteção dos croatas.

Texto Anterior: Acordo divide a Bósnia e pode acabar com a guerra
Próximo Texto: Acordo nega 'Grande Sérvia'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.