São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Surfista do rádio cria as gírias do verão

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Opa! E aí, maluco? Ô nego, tá bonzinho, tá?" e "Tchau, tchau, tchau! Té mais, mina! Ô nego, já tá indo, tá?"
As frases, veiculadas na início e no fim do programa "Os Sobrinhos do Ataíde", da 89 FM de São Paulo, tornaram-se mania nas ruas e praias.
O programa de dois minutos, que vai ao ar dez vezes por dia, traz como principal personagem Peterson Foca. Surfista caricaturado, ele mal consegue articular frases, a não ser expressões como "Foca animal!" e "Uhu!".
Os criadores do programa são o radialista Marco Bianchi, 23, o consultor Felipe Xavier, 23, e o empresário Paulo Bonfá, 23.
O trio apresentou um programa semelhante ("Rádio Alegre", depois "Os Coringa"), por quatro anos, na Rádio USP.
O nome "Os Sobrinhos do Ataíde" foi sugerido pela direção da 89 FM. "O nome, como o programa, é um completo non sense (algo sem sentido)", diz Xavier.
Bianchi, autor dos textos do programa, diz que tira os diálogos do cotidiano. "São situações banais do dia-a-dia, em que se pode achar coisas muito engraçadas."
Xavier é o locutor que faz a voz de Peterson Foca. Ele não é surfista. Aliás, nenhum dos três amigos é. "Temos amigos surfistas e tiramos as frases daí", diz Xavier.
Bianchi diz que o nome Peterson Foca surgiu por acaso. "Ao fazer os textos para a 89, esqueci Tito Cabecinha (nome do personagem na USP). Só lembrei do Peterson Rosa (campeão brasileiro). Nem conheço ele."
Luiz Alberto Alper, 35, coordenador artístico da 89, diz que ouviu o programa na USP e resolveu contratar os três rapazes.
Uma pesquisa da emissora mostrou que 91% dos ouvintes aprovam "Os Sobrinhos". Para Alper, o programa tem ajudado no crescimento da audiência. Segundo o Datafolha, a 89, especializada em rock, ocupa o quarto lugar entre as FMs de São Paulo. Em outubro de 94, estava em 14º.

Texto Anterior: Congresso terá uma sessão só de brasileiros; A FRASE; O NÚMERO; Difteria na pele pode ser mais contagiosa; Impactos no tórax podem causar morte; Dano cerebral em bebê tem várias causas
Próximo Texto: GLOSSÁRIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.