São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso terá uma sessão só de brasileiros; A FRASE; O NÚMERO; Difteria na pele pode ser mais contagiosa; Impactos no tórax podem causar morte; Dano cerebral em bebê tem várias causas

JULIO ABRAMCZYK

Congresso terá uma sessão só de brasileiros
Pela primeira vez um congresso médico internacional terá uma das sessões presidida por um brasileiro e com a participação só de brasileiros. No 13º Congresso Internacional de Medicina Psicossomática que começa hoje em Jerusalém (Israel), a sessão sobre "Mecanismos Inconscientes dos Sintomas Psicossomáticos será presidida por Luiz Miler de Paiva, de São Paulo (foto) e contará com a participação de Bety Swartman, Tânia Martinez, M. Knobel, Samuel Hulak e Geraldo Caldeira.

A FRASE
"O câncer é o principal efeito tardio sobre a saúde provocado pela radiação de bombas atômicas."
(Charles E. Land, do Instituto Nacional do Câncer em Bethesda, EUA, com base em dados sobre 250 mil sobreviventes de bombas atômicas, na revista norte-americana JAMA de 2 de agosto).

O NÚMERO
46 ... mil casos de difteria foram registrados em 94 na ex-União Soviética, com predomínio da forma cutânea.

Difteria na pele pode ser mais contagiosa
O bacilo da difteria frequentemente se instala na garganta, produzindo toxinas responsáveis por graves danos ao coração e ao sistema nervoso. Mas o bacilo pode, também, se localizar na pele, provocando úlceras que podem ser confundidas com outras lesões cutâneas. O médico Jean-Jacques Monsuez, de Paris, no último número da revista médica inglesa "The Lancet", relata um caso de difteria cutânea e analisa a possibilidade de a instalação do bacilo na pele disseminar a doença, como ocorreu com recrutas do exército russo no ano passado.

Impactos no tórax podem causar morte
Estudando 25 episódios de morte súbita em crianças e jovens entre 3 e 19 anos praticando esportes e sem antecedentes de doença cardíaca, Barry J. Maron e colaboradores do Instituto do Coração de Minneapolis, EUA, levantam a possibilidade de ela ser decorrente de arritmia cardíaca provocada por fortes impactos no tórax. Eles fazem esse estudo na revista "The New England Journal of Medicine" de 10 de agosto.

Dano cerebral em bebê tem várias causas
Fiona Stanley, da Austrália, estuda a possibilidade de antecedentes familiares de convulsões, mães em tratamento com tiroxina (para doenças da tireóide) ou sangramento vaginal durante a gestação contribuírem para o surgimento de danos cerebrais em crianças.

Texto Anterior: 90% dos dentes perdidos podem ser reimplantados
Próximo Texto: Surfista do rádio cria as gírias do verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.