São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especulações

SÍLVIO LANCELLOTTI

Ainda faltam duas rodadas para se encerrarem as eliminatórias do Campeonato Europeu de seleções. Das 42 equipes que se inscreveram no certame, até agora apenas 2, a anfitriã Inglaterra e a Espanha, aritmeticamente asseguraram a sua qualificação à fase final do evento, a se realizar em junho de 1996.
Engana-se quem considera, por exemplo, já garantidas as classificações da Romênia, da Croácia, de Portugal ou da Bulgária. Viajarão à Inglaterra os times campeões dos oito grupos das eliminatórias. No entanto, para a determinar os segundos lugares, a regra prevê um sistema de repescagem.
Não valerão, na contagem dos pontos, os resultados conseguidos diante dos dois piores de cada chave. Daí, somente visarão os seus passaportes os seis melhores dentre os vices. Os restantes ainda se enfrentarão num derradeiro jogo extra.
De todo modo, no departamento das especulações, depois dos 21 combates da última semana, algumas luzes apontam um punhado de favoritos destacados.
No Grupo 1, em casa, a Romênia só precisa empatar com a França. E a França, também em casa, só precisa ganhar de Israel.
No Grupo 2, dentro de casa, a Dinamarca tem de sobrepujar a Armênia para se tornar, no mínimo, a vice da Espanha. No Grupo 3, como mandante, a Suíça tem de vencer a Hungria e esperar que a Turquia não complete quatro pontos nos seus cotejos de visitante diante da Islândia e a Suécia.
No Grupo 4, dentro de casa, Croácia só necessita empatar com a Itália. Quanto à "Azzurra", para não depender da repescagem, precisa obrigatoriamente superar a Croácia e, depois, em suas plagas, bater a Ucrânia e a Lituânia.
No Grupo 5, como visitante, a Noruega tem de empatar com a Holanda. Caso isso não ocorra, será fatalmente ultrapassada pela República Tcheca, que desafia a fraca Belarus e o fragilérrimo Luxemburgo. Em situação dramática, a Holanda que precisa ganhar de Malta e da Noruega e torcer contra República Tcheca.
No Grupo 6, Portugal necessita bater a República da Irlanda para não sofrer uma surpresa da Áustria, a quem enfrenta como visitante. Até a República da Irlanda dispõe de algumas chances, caso vença Portugal e a Letônia.
No Grupo 7, tudo depende do confronto direto entre a Alemanha e a Bulgária. No Grupo 8, só na última jornada, em 15 de novembro, se decidirão as probabilidades da Rússia, da Escócia e da Grécia.

Texto Anterior: Futebol brasileiro fica dependente da TV
Próximo Texto: Notas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.