São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Futuro do local de trabalho é tema central

MARIA HELENA ESTRADA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O setor de escritórios passa por um momento de definição de novos conceitos.
Graças à informática -que, por exemplo, introduziu o "home office" (escritório no lar) e o escritório sem lugar fixo-, foram modificados os conceitos tradicionais de "local de trabalho".
Para o arquiteto e designer italiano Michele De Lucchi, o escritório do futuro deverá abrigar workshops e eventos com recursos avançados de comunicação.
"O empresário vai precisar de espaços que possibilitem a reflexão e a gestão do mundo contemporâneo", explica De Lucchi.
Por outro lado, há uma grande contração do mercado internacional, levando o setor a realizar significativas mudanças estruturais.
Foi essa necessidade de debater a situação atual no mundo do trabalho que pautou a organização da Eimu. A feira se coloca como um centro de discussões a respeito do futuro dos escritórios.
A Eimu quer se diferenciar das feiras comerciais -que apenas apresentam as novas tendências de mobiliário para escritórios- promovendo debates e pesquisas sobre o assunto.
Esse trabalho é divulgado por meio da revista "De Uffício", editada pela feira.
Neste ano, a Eimu será realizada em conjunto com a SMAU (Feira da Tecnologia da Informação e da Comunicação). Será a "Semana do Escritório".
Um dos temas de estudo do evento será "O Posto de Trabalho em um Futuro Próximo".
O seu objetivo será analisar as novas fronteiras da evolução tecnológica, a integração dos serviços e o comportamento dos usuários.
Diversos ambientes de trabalho modernos vão ser apresentados na ocasião, como auditórios multimídia e salas para teleconferências.
Outro tema de estudos será "O Escritório Ergonômico", que inclui a discussão da qualidade de vida nos locais de trabalho.
Já "A Sala das Finanças" trará exemplos de integração entre a tecnologia da informática, os meios de comunicação que transmitem dados em tempo real para todo o mundo e o mobiliário do escritório.
A Eimu também realizará seminários sobre as normas técnicas européias. Os exportadores brasileiros precisam estar atentos a essas discussões.

Texto Anterior: Dr. Silvana e a MP 1.053
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.