São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros fazem críticas

DA REPORTAGEM LOCAL

Algumas conclusões do ex-ministro José Goldemberg foram criticadas por membros da comunidade científica brasileira.
Apesar de existir um consenso de que os combustíveis baseados em carbono representam um grave problema para o meio ambiente, cientistas brasileiros dizem que alternativas ainda não são viáveis economicamente.
"Essa questão é mais fácil de falar do que fazer, disse à Folha Volker Kirchhoff, pesquisador em ciência espacial do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
"A questão toda é a viabilidade disso, acrescenta Gil da Costa Marques, diretor do Instituto de Física da USP. Segundo ele, as fontes alternativas de energia ainda não oferecem resultados interessantes a custo viável.
Quanto à solução local de problemas ecológicos regionais, pesquisadores brasileiros disseram que a sugestão esbarra na escassez de recursos dos países pobres.
É a opinião, por exemplo, de Luiz Pinguelli Rosa, diretor do Coppe (Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia).
O pesquisador diz, entretanto, que esse tipo de ajuda só surge depois de iniciativas internas. "Se cada um não cuida de si, não adianta esperar pelos outros, disse.

Texto Anterior: Consumo deve ser equilibrado
Próximo Texto: Por que as estrelas ficam piscando?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.