São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo deve ser equilibrado

ESPECIAL PARA A FOLHA, DE GENEBRA; DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-ministro José Goldemberg afirma que é preciso racionalizar o consumo de energia no mundo, diminuindo nos países ricos para poder aumentar nos países pobres.
Segundo ele, nos países ricos, o consumo de petróleo é de cinco toneladas per capita ao ano, enquanto, nos países pobres, ele cai para 10% disso, em média.
Goldemberg calcula que, se todos passarem a consumir cinco toneladas per capita por ano, o mundo se tornaria inabitável.
Os países industrializados consomem atualmente 75% da energia. Os demais países, que representam três quartos da população mundial, consomem 25%.
Com um crescimento econômico médio de 1% nos países da Europa e de 4% nos países em desenvolvimento, estes últimos vão passar a consumir mais energia que os ricos a partir de 2010.
Luiz Pinguelli Rosa, diretor do Coppe (Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia) afirma que a política de países como o Brasil e os Estados Unidos está na "contra-mão ecológica.
Pinguelli explica que, em vez de "descarbonizar seu sistema energético (diminuir a emissão de carbono na atmosfera), esses países estão afastando de soluções menos poluentes (como geração hidrelétrica de energia) em favor de outras mais poluentes (como geração termoelétrica).

Texto Anterior: As castas do lixo mundial
Próximo Texto: Brasileiros fazem críticas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.