São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unicamp faz carro que usa o hidrogênio

LUCIANO SOMENZARI
DO ENVIADO ESPECIAL A CAMPINAS (SP)

Enquanto São Paulo passa sufoco por causa da poluição dos veículos, um grupo de professores e engenheiros da Unicamp (Universidade de Campinas), a 99 km de São Paulo, com o apoio de 14 empresas, apresenta um carro que não polui.
O Projeto Vega usa energia elétrica a partir da queima de hidrogênio, mais dez baterias de automóvel. Desenvolve 20 cavalos-vapor (cv) de potência e pode chegar aos 100 km/h.
Para o professor Ennio Peres da Silva, a vantagem do hidrogênio está no fato de ser uma fonte limpa de energia (leia texto ao lado).
O hidrogênio fica acondicionado em dois cilindros com capacidade para 12 metros cúbicos, semelhantes aos dos carros movidos a gás natural.
Segundo Silva, o hidrogênio, junto com as baterias, dá uma autonomia de 50 km. A intenção é chegar a 100 km.
O carro desenvolvido é uma picape com frente em forma de cunha cuja carroceria e chassi (estrutura) foram feitos com sucatas de Kombi, Monza, Kadett e Ipanema, explica o engenheiro Eduardo Gurgel do Amaral.
A exemplo dos carros elétricos convencionais, basta acelerar para guiar o Vega.

Texto Anterior: Produção deve ser maior
Próximo Texto: Projeto Vega usa "energia limpa"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.