São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Selantes evitam furos em pneus

DA REDAÇÃO

Teste feito pela Folha com cinco produtos para consertar furos em pneus -selantes e reparadores- mostra que eles são eficazes.
Os selantes têm ação preventiva -devem ser colocados nos pneus vazios. Depois da calibragem, conseguem tampar pequenos furos -como os feitos por pregos- em poucos minutos. Quando o ar começa a sair pelo furo, o selante vai junto e obstrui a passagem.
Os reparadores são usados depois que o pneu está furado. Além de vedar o buraco, injetam ar no pneu, o que permite rodar até um posto para recalibragem.
Fabricantes de pneus desaconselham o uso de selantes e reparadores (leia texto abaixo).
No teste, foram utilizados quatro pneus 0 km e um usado (todos Goodyear GP-S, 165/70R13), montados em um Corsa. A colocação dos produtos seguiu as instruções da embalagem.
Cada produto foi usado em um pneu. Depois de recalibrados, os pneus "selados" -já instalados no carro- foram furados com um prego de 5 mm de diâmetro.
Para testar os reparadores, os pneus foram furados antes da colocação do produto.
O carro com os pneus testados rodou 250 km, em ruas e avenidas, estradas de pista simples e dupla e trechos de terra. Nenhum pneu teve perda de pressão nem alteração de comportamento.

Texto Anterior: Venda de usadas cresce 44% em agosto; O NÚMERO; Ford Verona ganha nova transmissão; Picapes ganham novo modelo da Googyear
Próximo Texto: Fabricantes reprovam uso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.