São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
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Fabricantes reprovam uso

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Fabricantes de pneus desaconselham o uso de selantes e reparadores nos veículos. Segundo Pirelli e Goodyear, os produtos podem causar danos à parte interna da borracha do pneu ou desbalancear as rodas do carro.
Luiz Carlos Martins, gerente de assuntos corporativos da Goodyear, considera os selantes prejudiciais. "Os produtos podem alterar as propriedades físicas e químicas do pneu", afirma.
Para o gerente da Goodyear, o uso do selante provoca ainda aumento na temperatura da banda de rodagem (parte do pneu que fica em contato com o piso).
"Se houver acúmulo de selante em um determinado ponto, pode haver vibração no carro", diz.
Alberto Tijunellis, da Pirelli, também não recomenda o uso dos produtos. Ele diz que quando o pneu fura há perda gradativa de pressão. "O pneu esquenta muito com pressão baixa e isso causa danos irreparáveis à borracha."
Tijunellis afirma que é necessário desmontar e examinar a parte interna do componente após a ocorrência de um furo -isso não acontece quando é aplicado o reparador.
"O produto é injetado pela válvula, o pneu volta a endurecer e o usuário não sabe se a carcaça está comprometida", afirma.
A consequência, segundo Tijunellis, pode ser um estouro depois de alguns quilômetros. "Os selantes podem ter na sua composição elementos nocivos para a borracha, como derivados de petróleo."
Outra recomendação da Pirelli é que o usuário verifique sempre a condição geral dos pneus e, principalmente, retire objetos que tenham penetrado na borracha.
Tijunellis afirma que pregos não removidos se movimentam e danificam as cintas de aço (pequenos fios que sustentam a banda de rodagem) do pneu.
Garantia
Caso ocorra algum dano ao componente, decorrente da aplicação de selante ou reparador, o usuário perde a garantia fornecida pelo fabricante.
(RM)

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