São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coração de porco deve ser testado em homem

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma empresa britânica de pesquisa afirmou que deve começar a testar transplantes de coração de porcos para homens em um ano.
Segundo a empresa Imutran, que em 1992 desenvolveu o primeiro porco cujo coração tinha genes humanos, a tecnologia pode compensar a falta de doadores de coração, rins e pulmões.
"Esses corações transgênicos funcionam. Superamos os problemas relacionados à rejeição aguda", afirmou Christopher Samler, executivo da empresa.
A Imutran desenvolveu porcos cujos corações foram manipulados geneticamente para ter características dos corações humanos.
Experimentos com macacos sugerem que eles aceitam transplantes do coração de porcos, sem rejeição imediata, diz a empresa.
Nas experiências mais recentes, macacos sobreviveram em média por 40 dias com os novos corações. Em testes anteriores foram registradas apenas 30 horas de sobrevivência. A empresa disse ter solicitado aprovação de entidades médicas para realizar os testes em seres humanos.
Ela planeja fazer testes no início de 1996 em quatro ou cinco pacientes no Hospital Papworth de Cambridge (Reino Unido).
"Usamos insulina de porco e válvulas de coração de porco há décadas", disse David White, diretor de pesquisas.

Texto Anterior: Área do buraco de ozônio bate recorde
Próximo Texto: Atuação do ginseng é semelhante à do ópio; Relógio biológico cria cansaço às segundas; Osteoporose pode ser tratada com fluoreto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.