São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menor resolução traz economia

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os modelos mais recentes vêm com recursos que deixam a impressora hibernando enquanto espera trabalho, consumindo o mínimo de energia.
Mesmo que a sua não tenha esse recurso, evite ficar ligando e desligando. Principalmente, se for a laser, que demora até aquecer e consome muita energia nesse período.
Procure conhecer bem os controladores de impressão (drivers) para poder selecionar o nível de resolução. As máquinas vêm preparadas para imprimir com alta qualidade, mas isso consome tempo e tinta ou toner. Reduzindo a resolução, é possível fazer boa economia.
Se você for trabalhar só com texto, programe a máquina para utilizar só o preto, economizando a tinta colorida -os cartuchos das jato de tinta custam em torno de R$ 40. Se for fazer um rascunho, escolha o preto e a baixa resolução.
Impressão de transparências ou em papel glossy (brilhante e encorpado) exige o dobro de tinta para dar a intensidade e o brilho e é mais lenta.
Jato de tinta - Quando faz a autolimpeza, a impressora joga fora uma porção de tinta para desobstruir a cabeça de impressão. Siga as prescrições do fabricante para não desperdiçar tinta com excesso de limpeza. Em caso de falha, acione o autoteste, que indicará se é mesmo de limpeza que a impressora precisa.
Antes de comprar, defina a utilização. Se o uso da cor for eventual, os modelos com um cartucho de tinta preta e outro tricolor são indicados. Caso vá usar sempre mais azul que amarelo ou vermelho, prefira as que utilizam um cartucho de cada cor. Esses modelos custam mais, mas compensam o custo da tinta jogada fora.
Não deixe a cabeça de impressão parar fora do ponto de descanso. Nesse ponto, uma tampinha de borracha impede o ressecamento da tinta. Se ficar fora muito tempo, pode inutilizar cabeça e cartucho.
Mantenha limpo o anteparo de papel. Líquidos corrosivos estão proibidos. Use pano limpo seco para limpar por dentro da máquina e ligeiramente úmido para o lado de fora.
Se usar refil de tinta, cuidado. Se estourar, a tinta pode comprometer todo o mecanismo da impressora.
Laser - Se não precisar de preto total, coloque no modo econômico. A impressão sai cinza, mas você pode economizar até 50% de toner, que está custando em torno de R$ 100.
O componente mais importante é o cilindro de impressão. Evite abrir a máquina e deixá-lo à luz e à poeira.
Não engane a máquina. Se você mudou o papel para um de tamanho menor, informe a impressora para que o toner não caia dentro dela e a danifique.
Se você vai imprimir arquivos complexos, escolha uma impressora que disponha de compressão de dados e evite gastar com memória adicional.
Matricial - Barulhenta, lenta e em desuso, tem a vantagem de imprimir um texto em várias vias. Seu ponto fraco é a cabeça de impressão. Observe sempre a distância do papel em relação à cabeça. Se estiver muito encostado, provocará desgaste maior e danificará a fita.(LR

Texto Anterior: Dicas evitam danos com a rede elétrica
Próximo Texto: 20 DICAS PARA GASTAR MENOS COM SEU MICRO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.