São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'PageMaker 6.0' chega com mais recursos

HEINAR MARACY
ESPECIAL PARA A FOLHA

O programa que deu origem à editoração eletrônica está de casa nova. O "PageMaker 6.0" é a primeira versão do veterano programa de paginação com a chancela da Adobe, que no ano passado se fundiu com a Aldus, empresa que criou o "PageMaker", em 1984.
A versão para Macintosh está sendo lançada neste mês nos EUA. A versão "Windows" deve sair dentro de dois meses.
A fusão fez bem ao programa. Além de tornar o "PageMaker" uma ferramenta mais precisa e profissional, a Adobe estreitou os vínculos entre ele e seus programas de edição de imagem e ilustração, "Photoshop" e "Illustrator".
O "Pagemaker 6.0" permite que o usuário aplique filtros do "Photoshop" sobre imagens em formato TIFF posicionadas na página. Você pode pegar uma única foto, por exemplo, e repeti-la em uma mesma página com efeitos diferentes.
O novo "PageMaker" traz também uma nova ferramenta para desenhar polígonos, semelhante à que existe no "Illustrator". Você pode desenhar automaticamente estrelas ou polígonos de três a cem lados. Lamentavelmente, não foi incluída uma ferramenta para desenhar polígonos ponto a ponto.
Outra nova função é a possibilidade de transformar objetos desenhados em máscaras para recortar imagens e textos.
A Adobe aproveitou para consertar alguns erros que faziam o "PageMaker" ficar atrás de seu principal concorrente no mercado profissional de editoração, o "QuarkXPress".
O novo "PageMaker", finalmente, permite duas funções que há anos existem no programa da Quark: agrupar textos e imagens e criar múltiplas páginas mestras.
Foram feitas melhorias em funções importantes na editoração profissional, como trapping (método de sobreposição de cores que facilita o registro na impressão), tipografia e calibração de cores.
O "PageMaker" vem com um sistema de calibração (que faz com que as cores vistas na tela sejam iguais ao resultado impresso) da Kodak, mas é compatível com o "ColorSync 2.0", da Apple, e com outros sistemas.
Como cereja na ponta do sorvete, a Adobe colocou no programa funções que o trazem para a nova era das publicações eletrônicas.
O "PM6" permite salvar documentos em HTML (HyperText Markup Language). Com apenas um comando, você pode transformar uma página de "PageMaker" em uma página da Web (sistema para transmissão de imagens e textos da rede mundial de computadores Internet).

Adobe PageMaker - preço: US$ 895 (EUA); equipamento: Macintosh ou Power Macintosh com 4 Mbytes de RAM livres, 20 Mbytes livres de espaço em disco (para instalação completa).
Onde saber mais - CI-Compucenter: (011) 214-0577; MultiSoluções: (011) 816-635

Texto Anterior: Atualizar ou não atualizar micros e software?
Próximo Texto: Concorrente dá o troco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.