São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concorrente dá o troco

ESPECIAL PARA A FOLHA

A Quark deve lançar até o final do ano a versão 4.0 de seu "QuarkXPress".
A principal mudança da nova versão será uma ênfase maior na confecção de documentos longos, como livros, teses e catálogos, área na qual o "Quark" perdia feio para o "PageMaker".
O novo "Quark" terá uma apresentação totalmente nova e uma grande integração com o "XPosure", programa de edição de imagens que a Quark pretende lançar em janeiro próximo. O "Xposure está sendo vendido como o "Photoshop da Quark.
A principal diferença entre o "Quark" e o "PageMaker" está na maneira como os dois programas transpuseram para o meio eletrônico o ato de compor (editorar) uma página.
O "PageMaker" adotou o ponto de vista do "paste-up". O texto e as imagens escorrem pela página e podem ser cortados e movimentados com muita facilidade.
O "Quark" tem a visão do diagramador ou editor de arte. Textos e imagens são dispostos dentro de caixas. O operador precisa primeiro "desenhar" a página com caixas para depois importar o texto.
Por isso, é comum ouvir falar que o "PageMaker" é mais intuitivo e tem uma curva de aprendizado mais rápida, enquanto o "Quark" é mais profissional, permitindo a execução de projetos gráficos mais consistentes.

HEINAR MARACY é editor da revista "MacMania"

Texto Anterior: 'PageMaker 6.0' chega com mais recursos
Próximo Texto: Atualização do "Win95 só vale com comprovante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.