São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que é a "banda B"

DA REPORTAGEM LOCAL

"Banda B" é o nome popular de uma faixa de frequência (semelhante à usada pelas emissoras de rádio) reservada para comunicações móveis, nas quais se enquadra a telefonia celular.
Existem duas faixas de frequência para esse setor das telecomunicações. Além da "B", há a "banda A", já explorada pelas empresas estatais que fazem parte do Sistema Telebrás (a única exceção é a Telerj, estatal do Rio de Janeiro, que opera pela "banda B").
Inicialmente, a "banda A" seria explorada pela iniciativa privada, através de licitações. O governo suspendeu as concorrências após ter perdido uma ação popular na Justiça, segundo a qual a telefonia celular era um serviço público e, como tal, era monopólio da União, só podendo ser exercido por meio do Sistema Telebrás.
Mas, no último dia 15, o Senado aprovou emenda constitucional segundo a qual o serviço público não é mais privativo do Estado.

Texto Anterior: Notícia não assusta consórcios
Próximo Texto: Dois milhões estão na fila do celular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.