São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delfinópolis é opção de natureza tranquila

ROBERTO DE OLIVEIRA
ENVIADO ESPECIAL A DELFINÓPOLIS

Serra Preta, que fica em Delfinópolis (MG), a cerca de 419 km de São Paulo, é um santuário ecológico que sobrevive praticamente intacto à exploração humana.
Uma região cercada por 150 cachoeiras, córregos de águas cristalinas e piscinas naturais.
Ecoturistas do Brasil e do mundo estão começando agora a desvendar as inúmeras trilhas da serra Preta. Ela é uma das cinco serras que fazem parte do complexo do Parque Nacional da Serra da Canastra, com 71.546 hectares.
Suas trilhas surpreendem o visitante tanto pelas paisagens do alto do morro quanto pelas matas fechadas, vales, chapadões e planaltos, ambientes contornados por um conjunto hidrográfico riquíssimo.
Com vegetação de cerrado, árvores baixas, retorcidas e entrelaçadas, a serra ganhou o nome de Preta por causa do seu solo escuro, formado por quartzito. Um local propício à prática do trekking, caminhada em serras e montanhas.
Em algumas áreas da serra, verdadeiras escadas parecem que foram criadas para dar acesso ao lugar, cercado por espécies florais.
Um bosque de mata ciliar é o portão de entrada para a cachoeira do Tamanduá. O caminho faz parte do trajeto que irá levar o visitante à cachoeira do Paraíso. Duas imensas piscinas naturais são formadas pela queda d'água.
Uma das cachoeiras mais altas da região é a Capivara, com cerca de sete pequenas corredeiras num percurso de 500 metros que vão desembocar numa queda de 20 metros de altura.
As duas quedas formam também piscinas naturais e uma "ducha". Depois da piscina, o rio transita por imensas pedras antes de ser fechado por um cânion, onde é comum encontrar pegadas de animais silvestres.

LEIA MAIS
Sobre Delfinópolis na pág 6-14

O jornalista ROBERTO DE OLIVEIRA e o repórter-fotográfico JOEL SILVA viajaram a convite da agência Intertrilhas de Ribeirão Preto.

Texto Anterior: Ingressos podem ser comprados no Brasil
Próximo Texto: Região tem poucas ofertas de pacotes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.