São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gramado oferece paz e belas paisagens

CAROLINA MARINHO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As meias-estações são períodos ideais para viagens em qualquer parte do mundo. Além de preços mais baixos, o clima é sempre ameno, sem riscos de chuvas abundantes ou calor excessivo.
Quem pode tirar férias nesta época do ano deve aproveitar para escolher bem aquele lugar que sempre quis conhecer e desfrutar o melhor possível deste passeio, se informando sobre tudo que o local tem a oferecer.
A pequena cidade de Gramado, distante a duas horas de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, é ideal para quem quer descansar e conhecer novas paisagens.
Pousadas aconchegantes, passeios por parques impecavelmente bem tratados, bons vinhos, muitos chocolates e doces são algumas das iscas que a cidade usa para atrair o turista.
Situada nas serras gaúchas, a uma altitude relativamente baixa, pouco mais de 860 metros, é possível sentir uma grande diferença de temperatura em relação às regiões mais baixas.
No inverno, Gramado chega a ficar coberta de neve em determinados dias, transformando totalmente sua paisagem, enquanto nas localizações mais baixas, aos pés da serra, a neve não chega a alcançar.
A 7 km de distância está a cidade vizinha de Canela, que deve ser parte do roteiro de quem está visitando as imediações.
Para os mais animados, a cachoeira do Caracol é um belo passeio, embora exija disposição para caminhadas mais puxadas. As caminhadas pela cidade são indispensáveis e não exigem esforços.
Plana e charmosa, Gramado tem sua arquitetura marcada pela influência bávara e recortada por uma natureza suave, com ruas muito arborizadas e cheias de jardins. Ar puro e dias límpidos com céu muito azul acontecem com frequência.
O comércio é outro ponto atraente de Gramado. Malhas de variados tipos e com requintado bom gosto, vinhos saborosos, chocolates fabricados na própria cidade e calçados com muitas opções de modelos e fino acabamento são as mercadorias típicas com preços realmente tentadores.
O centro comercial é composto por muitas lojas e hoje conta até com um pequeno shopping center.
A cidade é dotada de toda infra-estrutura para receber seus hóspedes.
Os hotéis e pousadas são todos equipados com sistema de calefação para dias mais frios e oferecem ótimos cafés da manhã, com atendimento de primeira.
São também inúmeros os restaurantes com boas comidas, predominando os pratos italianos e alemães. As carnes constituem os pratos típicos do local e mantêm a boa tradição dos gaúchos com churrascos deliciosos.
Quem gosta de doces vai encontrar uma enorme e saborosa variedade.
Gramado é uma cidade onde impera a tranquilidade. Para quem ainda não conhece o Sul é um ponto de parada obrigatório. O povo é extremamente hospitaleiro, é possível comer e dormir bem.

Texto Anterior: Trilhas revelam lendas das serras mineiras
Próximo Texto: Começa hoje o 23º Congresso da Abav; Maksoud faz festival de culinária japonesa; Feira apresenta mais de mil cursos nos EUA; Internet tem dicas de viagem para o Japão; Oktoberfest terá mais espaço para visitantes; Bonito (MS) é rota para aventureiros por R$ 600
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.