São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avalanche de turistas muda perfil do país

EDUARDO SIMANTOB
DA GRÉCIA

A Grécia suportou inúmeras invasões, mas há dúvidas se conseguirá sobreviver à avalanche de turistas que todo ano transforma o país numa torre de Babel.
Assim, não espere uma recepção muito calorosa. Uma certa rudeza no comportamento dos gregos para com turistas é normal.
Nos anos 60, a Grécia era um refúgio perfeito para jovens hippies e "drop-outs" variados; na década seguinte, algumas comunidades alternativas proliferaram pelo país. Mas este tipo de turista viaja com pouco dinheiro e se aconchega em qualquer lugar.
Há cerca de dez anos, o governo grego começou a endurecer suas exigências alfandegárias, procurando incentivar o turismo mais abastado. Centenas de hotéis e agências proliferaram pelo país, criando uma infra-estrutura que comportasse levas cada ano maiores de gente.
Essa rotina anual fez com que os gregos deixassem de se preocupar com o bem-estar de seus visitantes. Não é raro ouvir casos de informações dadas propositadamente erradas ou de preços extorsivos sendo cobrados em restaurantes e agências. É sempre bom barganhar preços, não só nas lojas, mas também em pensões.
Apesar dos bons pacotes no mercado, a Grécia oferece inúmeras opções às quais o turista só toma conhecimento quando está lá.
Basicamente, as ilhas mais disputadas são as Cíclades. Em Ios se bebe dia e noite, Mikonos oferece as melhores opções de agitos noturnos e casas gay. Santorini tem talvez as mais belas praias.
Mas, saindo do arquipélago, o viajante achará refúgios mais tranquilos (Samos, Rodes e Hidra).
Conhecer a gente local -e não só as idílicas paisagens- é a mais forte garantia de uma estada agradável na Grécia. Para tanto, saber jogar "tavli" (gamão) é um bom ponto de partida.

Texto Anterior: Maioria dos programas tem minicruzeiros
Próximo Texto: Cidades exibem legado da Antiguidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.