São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atenas alia passado e presente

ELAINE GUERINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em Atenas, o passado convive harmoniosamente com o presente. Ruínas da Grécia antiga se espalham pela capital, lado a lado com prédios modernos e avenidas.
Os inconvenientes são os mesmos de qualquer metrópole européia, como trânsito caótico e poluição, mas a beleza dos remanescentes da arte clássica grega compensam os transtornos.
O monumento mais importante da cidade é o Partenon, no alto da Acrópole, a antiga fortaleza e santuário.
Obra-prima da arquitetura de todos os tempos, o templo representa o apogeu da civilização helênica. Foi construído no século 5 a.C., em homenagem à patrona da cidade, Atena, a deusa dos combates e da sabedoria.
Além do Partenon existem outros monumentos importantes na Acrópole, como o Propileu (o pórtico que dá acesso ao topo da colina), o templo de Nike (deusa da vitória) e o templo de Erection -este último é sustentado pelas famosas cariátides, estátuas que simbolizam as sacerdotisas de Artemis (deusa da caça e do parto).
Foi neste teatro, atualmente em ruínas, que os gregos encenaram pela primeira vez tragédias clássicas, como "Édipo Rei", de Sófocles.
Outros pontos turísticos que merecem uma visita são o templo do Zeus Olímpico e o arco de Adriano.
A antiga Ágora, onde Sócrates se encontrava com seus discípulos, e o Areópago, onde o parlamento ateniense se reunia nos tempos antigos, também valem a pena.
Depois de tanta arte e história, o turista pode relaxar no bairro de Plaka. Conhecido como "vizinhança dos deuses", o local, próximo à Acrópole, apresenta grande concentração de bares e tavernas.
Lá não é difícil encontrar um grego (ou uma grega) disposto a jogar conversa fora.
(EG)

Texto Anterior: Cidades exibem legado da Antiguidade
Próximo Texto: País é dividido em 13 regiões e diversas ilhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.