São Paulo, sábado, 16 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procurador defende a anulação da segunda eleição de 94 no Rio

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, enviou ontem parecer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sugerindo que seja anulado o resultado da segunda eleição para deputado federal e estadual do Rio de Janeiro, realizada em 15 de novembro de 1994.
Brindeiro pediu ao TSE que sejam considerados válidos os resultados da disputa de 3 de outubro. O parecer ainda vai ser apreciado pelo ministro Pádua Ribeiro, antes do julgamento do mandado de segurança movido pelo PPR.
A eleição parlamentar de outubro no Rio foi anulada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) por causa das suspeitas de fraude durante a votação. O PPR entrou com recurso junto ao TSE, argumentando que alguns de seus candidatos foram prejudicados com a proclamação dos eleitos no pleito de 15 de novembro.
Caso o parecer de Brindeiro seja aceito pelo TSE, será alterada a composição das bancadas federal e estadual fluminenses, prevalecendo o resultado de 3 de outubro.
O procurador sustenta no parecer que as eleições foram anuladas "mediante mera presunção de falsidade e fraude na votação". Segundo Brindeiro, "nem os juízes do TRE, nem o procurador regional eleitoral, estavam certos quanto a existência e a dimensão da suposta fraude".

Texto Anterior: Ministros do STF vêem inconstitucionalidade
Próximo Texto: Ladrões libertam reféns após 51 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.