São Paulo, sábado, 16 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marinha quer proibir aluguel de jet ski

SALIM BURIHAM
DA FOLHA VALE

A Marinha quer que as prefeituras do litoral norte de São Paulo proíbam o aluguel de jet ski nas praias em razão da falta de estrutura para fiscalização.
O comandante da Capitania dos Portos em São Sebastião, capitão-de-fragata Cláudio Roberto Más, 41, disse que a segurança dos banhistas na faixa de 200 metros da orla é de competência das prefeituras, Bombeiros e PM.
A fiscalização por parte das prefeituras é repassada para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que não têm equipamentos e pessoal para o serviço.
No feriado de 7 de Setembro, Robson Monteiro, 12, de São Paulo, morreu em Ubatuba ao ser atropelado por um jet ski na praia da Enseada. Não havia fiscalização na praia. Vanessa Pereira Santos, 18, que pilotava o jet ski, não tinha habilitação.
Além de proibir o aluguel, Más também quer que as prefeituras criem multas e guardas de praia para fiscalizar o uso indevido de jet ski por seus proprietários.
Segundo ele, os problemas são mais comuns nas praias de Ubatuba e Caraguatatuba.
O Corpo de Bombeiros do litoral norte tem 86 homens, duas lanchas e dois jet skis para fiscalizar cerca de 120 praias localizadas entre São Sebastião e Ubatuba. Atualmente, o Corpo de Bombeiros fiscaliza apenas dez praias.
A PM mantém uma equipe na orla no verão, mas não tem lancha. Com o efetivo reduzido, a PM fiscaliza 30% das praias da região.
A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião tem uma lancha para patrulhar os 200 quilômetros de costa do litoral norte.
O subcomandante da PM no litoral norte, major Celso Rapacce, disse que se as prefeituras cederem lanchas à PM vai fiscalizar o uso de jet ski no verão.
O comandante do Corpo de Bombeiros no litoral norte, capitão Celso Rosa Cruz, 35, afirmou que a corporação não tem poder para multar ou apreender jet ski.

Texto Anterior: Caminhão tombado paralisa a marginal; Três colisões param 7,8 km da Bandeirantes; Pilar de viaduto já está sendo recuperado
Próximo Texto: Usuários pedem fiscalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.