São Paulo, sábado, 16 de setembro de 1995 |
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Preços sobem 0,26% nos supermercados
FRANCISCA RODRIGUES
Na semana anterior, os preços ficaram praticamente estáveis. Nos hipermercados, os preços tiveram reajustes maiores. A alta foi de 1,72%, em média, contra queda de 1,63% na anterior. A pesquisa é do Datafolha em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo, abrangendo cem itens alimentícios, de limpeza e de higiene. A maior alta de preços nos supermercados foi dos matinais: 2,88%. A única queda foi dos hortifrútis: 1,92%, contra o aumento de 7,96% na semana anterior. Pesquisa do Datafolha abrangendo apenas alimentos básicos acusou alta de 0,75%, ante os 1,34% da semana passada. Para Firmino Rodrigues Alves, presidente interino da Apas (Associação Paulista de Supermercados), a tendência dos preços é manter um sobe-desce em função da queda nas vendas. Nesta semana diminuíram um pouco as promoções e os preços subiram. Para a próxima, a tendência é de queda ou estabilidade, diz. Para o economista Gil Pace, a tendência é de que as vendas continuem fracas. "Os preços estão baixos por causa da recessão." Entretanto, estão acabando as "acidentalidades positivas", como a falta de inverno que evitou problemas com os hortifrútis e com a carne, já que não houve geadas, o pasto não secou e a oferta de boi foi maior para o período. "Todos esses fatores ajudaram a queda dos preços agrícolas em agosto e setembro", diz Pace. Texto Anterior: Produção cresce nos EUA Próximo Texto: Construção movimenta o setor de hotéis Índice |
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