São Paulo, sábado, 16 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Europa fica satisfeita com o documento; ONGs emitem documento paralelo; O NÚMERO; Deficientes pedem dinheiro de volta; A FRASE

Europa fica satisfeita com o documento
A Comissão Européia disse estar "totalmente satisfeita" com os resultados da Quarta Conferência Internacional da Mulher, segundo o comissário europeu para Assuntos Sociais, Padraig Flynn. Ele considerou os avanços da reunião de Pequim maiores que os da Conferência do Cairo, sobre população, no ano passado.

ONGs emitem documento paralelo
As organizações não-governamentais emitiram sua própria "Declaração de Pequim", em que a principal crítica recai sobre o modelo econômico mundial, que, segundo as ONGs, "gera grande riqueza material para alguns, deixando muitos na pobreza". Para as ONGs, o capitalismo leva à degradação do meio ambiente e ao esgotamento de recursos naturais.

O NÚMERO
5.000 ... militantes de ONGs, aproximadamente, foram ao encerramento da reunião ontem. Elas eram credenciadas como observadoras junto às Nações Unidas.

Deficientes pedem dinheiro de volta
Deficientes físicas participantes de organizações não-governamentais, estão pleiteando junto à ONU a devolução de seus gastos de viagem, pagos por elas. As deficientes alegam que não puderam acompanhar as discussões por causa dos obstáculos nos prédios. Um grupo de 50 delas encaminhou um pedido formal à secretária-geral da conferência, Gertrude Mongella, que disse que a ONU não pagará nada.

A FRASE
"A paz está no bolso; a discriminação vem da falta de dinheiro. Quando há dinheiro no bolso, as nossas aldeias estão em paz".
Speciosa Wandira, vice-presidente da Uganda (África central), pedindo ajuda do Primeiro Mundo para acabar com os conflitos na região.

Texto Anterior: REPERCUSSÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.