São Paulo, sábado, 16 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa ataca corrupção e violência na África

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Corrupção e autoritarismo foram os principais alvos do papa João Paulo 2º em sua visita à África. "Os problemas econômicos do continente são criados pela desonestidade de líderes governamentais corruptos", disse.
A declaração está em documento de 150 páginas divulgado em Iaundé, capital da República dos Camarões. É o primeiro escrito do papa dedicado só à África.
Ele pediu aos bispos locais que criem comissões de justiça e paz para acompanhar a situação dos direitos humanos nos países. Ele disse que a Igreja Católica deve ser a "voz dos que não têm voz".
O documento "Ecclesia in Africa" ("A Igreja na África") surgiu durante o primeiro sínodo de bispos africanos, em Roma, no ano passado. A atual viagem é a 11ª de João Paulo 2º ao continente.
O papa pediu tolerância com outras religiões -em especial o islamismo, principal "concorrente" do catolicismo na África- e condenou as correntes fundamentalistas.

Texto Anterior: Sérvios pedem ajuda para acomodar refugiados
Próximo Texto: Turcos matam 51 separatistas curdos; Ruanda acusa Ocidente de omissão; Itália suspende reparo da Torre de Pisa; Berlim tem 1ª escola judaica desde a guerra; Acidente em mina mata 5 na Polônia; Mulher de Mitterrand confirma jazigo; Cousteau entrará na Justiça contra filho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.