São Paulo, sábado, 16 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turcos matam 51 separatistas curdos; Ruanda acusa Ocidente de omissão; Itália suspende reparo da Torre de Pisa; Berlim tem 1ª escola judaica desde a guerra; Acidente em mina mata 5 na Polônia; Mulher de Mitterrand confirma jazigo; Cousteau entrará na Justiça contra filho

Turcos matam 51 separatistas curdos
Forças de segurança da Turquia mataram 51 rebeldes curdos durante uma operação anteontem à noite nas cidades de Diiarbakir e Batman, no sudeste do país. O ataque foi feito depois que quatro soldados turcos foram mortos em uma emboscada dos separatistas. Eles lutam desde 1984 para tornar independente região que engloba parte da Turquia, do Iraque e do Irã.

Ruanda acusa Ocidente de omissão
Ruanda disse ontem que o Ocidente também é culpado pelo massacre de 109 pessoas ocorrido nesta semana no oeste do país porque não faz o suficiente para resolver o problemas dos hutus no país. O governo ruandês (controlado pela etnia tutsi) disse que o Ocidente tinha que ajudar o país a evitar ataques de militantes hutus em Ruanda.

Itália suspende reparo da Torre de Pisa
A Itália suspendeu ontem os trabalhos de reparo da Torre de Pisa, que fica no oeste do país. A suspensão foi anunciada depois que se descobriu uma camada instável de concreto, pedras e tubos de aço na base da torre, o que obrigará o projeto de reforma a mudar. O trabalho deve continuar parado até fevereiro de 1996.

Berlim tem 1ª escola judaica desde a guerra
Depois de 50 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, foi inaugurada em Berlim (capital da Alemanha) a primeira nova escola judaica. A escola será dedicada à memória de Heinz Galinski, presidente da comunidade judaica na Alemanha antes da guerra. Serão admitidas também crianças não-judias na escola.

Acidente em mina mata 5 na Polônia
Cinco pessoas morreram quando uma rocha caiu sobre uma mina de carvão no sul da Polônia. A queda da rocha foi resultado de tremor de terra, ocorrido na segunda-feira. Ontem, quatro pessoas foram resgatadas do local com ferimentos leves. Equipes de resgate consideravam difícil que houvesse sobreviventes.

Mulher de Mitterrand confirma jazigo
Danielle Mitterrand, mulher do ex-presidente francês François Mitterrand (1981-95), confirmou que ele comprou um lote de terra no monte Beauvray (leste da França) para ser enterrado. Miterrand, 78, sofre de câncer na próstata. Jornais franceses disseram que ele havia visitado o local anteriormente.

Cousteau entrará na Justiça contra filho
O oceanógrafo francês Jacques Yves Cousteau anunciou que vai entrar na Justiça para proibir seu filho, Jean Michel, de usar o nome "Cousteau" em um centro turístico que ele pretende inaugurar nas ilhas Fiji (Pacífico Sul). Cousteau disse que o filho terá que colocar seus primeiros nomes no hotel se quiser usar "Cousteau".

Texto Anterior: Papa ataca corrupção e violência na África
Próximo Texto: Juiz censura notícia em revista dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.