São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Mariz

DA REDAÇÃO

Antônio Marques da Silva Mariz nasceu em 5 de dezembro de 1937 em João Pessoa, na Paraíba.
Estudou ciência política na Universidade de Nancy (França), onde se formou em 1959. Em 1960, de volta ao país, obteve o bacharelado em direito pela Universidade do Brasil, no Rio.
Em 1963, candidatou-se à Prefeitura de Souza (PB) pelo PTB. Foi eleito. Em 1965, ingressou na Arena. Em 1969, retomou suas atividades como promotor, em Itabaiana (PB), mas foi convidado a chefiar a Secretaria de Educação e Cultura do governador João Agripino.
Licenciou-se do cargo em 1970 para se candidatar à Câmara dos Deputados pela Arena. Foi eleito. Tomou posse em 1971. Reeleito em 1974, tenta ser indicado candidato ao governo em 1978, mas perde a convenção da Arena para Tarcísio Buriti.
Na eleição presidencial (indireta), em 15 de outubro, apóia o candidato do PMDB, general Euler Bentes Monteiro. É reeleito para a Câmara dos Deputados em novembro. Em 1979, filia-se ao Partido Popular, liderado por Tancredo Neves e Magalhães Pinto.
Em 1981, Mariz já tinha sido escolhido pelo PMDB da Paraíba para ser o candidato a governador pela coligação PP-PMDB. Prejudicado pelo voto vinculado, é derrotado por Wilson Braga, da Arena. Em 1986, é eleito deputado federal pelo PMDB. Em 1990, candidatou-se ao Senado pelo PMDB, tendo sido eleito com 490.376 votos. Foi eleito governador da Paraíba no segundo turno, derrotando Lúcia Braga (PDT).

Texto Anterior: Maciel decreta luto pela morte de Mariz
Próximo Texto: Alagoas não paga servidor há seis meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.