São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embalagens não contêm informações necessárias

ESPECIAL PARA A FOLHA

A falta de uma regulamentação clara e precisa sobre o leite longa vida possibilita, segundo o Idec, que a inscrição na embalagem de algumas informações importantes sobre as características do produto fique a critério do fabricante.
A legislação determina que sejam mencionados no rótulo o prazo de validade, os cuidados de conservação e a informação de que o leite não deve ser a única fonte de alimentação de lactentes.
Ela não exige que seja divulgada a composição média do produto nem o número do serviço de atendimento ao consumidor.
O Idec analisou as embalagens e diz que nem todas apresentam essas informações.
O leite Batavo e o Itambé não trazem a composição do leite no rótulo. A marca Leal não traz advertência sobre a alimentação de lactentes. As marcas Cotochés, Batavo, La Serenisima e Leal não mencionam se existem ou não conservantes no produto.
Jorge Arhanitsch, da Batavo, diz que a Secretaria de Agricultura do Paraná (sede da empresa) determinou, para efeito de concorrência, que as marcas que não tenham conservantes não mencionem isso na embalagem para não confundir o consumidor e fazê-lo pensar que as outras têm.
A empresa diz que não coloca a composição do leite porque o teor de gordura varia, mas está estudando a possibilidade de fazê-lo.
O Idec afirma ainda que a maioria das marcas apresenta quantidades inferiores dos nutrientes em relação aos valores médios declarados na embalagem. Embora inferiores, eles estão dentro dos parâmetros legais.
O leite Malibu diz que contém uma média de 2,9 a 3,1 gramas de proteína para cada 100 ml. As análises revelaram 2,59 gramas de proteínas.

Texto Anterior: Composição de leites longa vida muda com a marca
Próximo Texto: Cantor compra Mercedes, mas não recebe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.