São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transamazônica deverá ter obras neste ano, diz DNER

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) informou que deverá iniciar neste ano a recuperação da rodovia Transamazônica.
Inaugurada em 1974, a Transamazônica compreende o trecho de 1.800 km entre Estreito (MA) e Lábrea (AM) da rodovia BR-230, que começa em Natal (RN).

Pista intrafegável
Segundo Delgado, 20% da estrada está em "péssimo estado" devido a atoleiros, falta de pontes e pista intrafegável.
A verba será utilizada na recuperação desses trechos, principalmente o que une as cidades de Humaitá e Apuí, no Amazonas.
Delgado pretende que a estrada esteja tráfegável já na próxima estação de chuvas, a partir de dezembro.
Segundo o diretor do DNER, a Transamazônica ainda não será asfaltada. "Precisamos de uma base firme para então colocar o asfalto", afirmou. Para ele, o asfaltamento "é uma necessidade".
O principal objetivo da recuperação da estrada é escoar a produção de grãos dos municípios do sul do Amazonas e do Pará.
"As margens da estrada estão repletas de fazendas que produzem grande quantidade de soja, milho e arroz", disse Delgado.
A liberação de R$ 7 milhões para duas estradas amazônicas -também está nos planos do governo a recuperação da BR-319 (Manaus-Porto Velho)- depende do Congresso Nacional.
Crédito especial
Os recursos fazem parte de um crédito especial de R$ 287,3 milhões solicitado pelo governo federal para recuperação de estradas no país.
A aprovação do pedido do governo pelo Congresso é considerada "certa" pelo diretor-geral do DNER.

Texto Anterior: Prefeitura do século 19 pode ser vendida em São Vicente
Próximo Texto: SC produz cápsula contra osteoporose
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.