São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SC produz cápsula contra osteoporose

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

A Universidade Federal de Santa Catarina está transformando cartilagem de tubarão em suplemento alimentar usado no tratamento de doenças degenerativas.
O produto tem a forma de cápsulas gelatinosas e atua na prevenção e tratamento de doenças como a osteoporose (perda da massa óssea), osteoartrite (inflamação das articulações) e degeneração macular (deterioração da retina).
Segundo o coordenador do projeto, Luiz Henrique Beirão, 47, pesquisas indicam que a cartilagem também estimula o sistema imunológico e atua na cura do sarcoma de Kaposi, tumor de vasos sanguíneos comum em portadores do vírus da Aids.
Conforme a pesquisadora Evanilda Teixeira, 41, a cartilagem impede a formação de vasos sanguíneos que alimentam as células anormais, causadoras das doenças.
"Dessa forma, essas células não recebem alimentação adequada e acabam morrendo", explica.
A equipe levou um ano e meio para desenvolver a tecnologia, em parceria com a empresa Allfin's, que fornece a matéria-prima e comercializa o produto.

Texto Anterior: Transamazônica deverá ter obras neste ano, diz DNER
Próximo Texto: Romário é um ludópeda!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.