São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
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Revolução nas gráficas

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Até bem pouco tempo, quem deixasse, por descuido, acabar seu estoque de cartões de visita, tinha de esperar um bom tempo até que a gráfica de sua preferência tivesse condições de entregar nova leva. Hoje não mais. Desde que surgiram as chamadas "gráficas rápidas", a coisa mudou bastante.
Tudo começou com uma gráfica de São Paulo, chamada Spressograph, que, por algum estranho motivo, até hoje continua com apenas uma unidade em funcionamento. Logo em seguida, chegou ao Brasil a AlphaGraphics, do Arizona, por meio de um master-franqueado.
Depois, chegou a Sir Speedy, que, apesar de liderar esse segmento nos Estados Unidos, tem mantido uma presença bastante tímida entre nós. De qualquer forma, parece que isso vai mudar. De acordo com rumores que circulam no mercado de franchising, o master-franqueado para o Brasil, que está no Rio de Janeiro, teria concordado em passar adiante o território de São Paulo, permitindo que a marca tenha melhores condições de se expandir por aqui.
Agora, praticamente de uma vez, aportam por aqui mais duas redes, que estão entre as maiores dos EUA.
Uma é a Kwik Kopy, cujo master-franqueado brasileiro, Cesar Mastrocinque, acaba de inaugurar sua primeira loja, na avenida Rebouças, em São Paulo.
A outra é a Insty-Print, que já firmou contrato de master-franchise com Isabel Pestana, também de São Paulo, onde a primeira unidade deve estar em funcionamento em novembro.
A presença de todas essas redes deverá provocar verdadeira revolução no mercado gráfico. Como usuários desses serviços, só temos uma coisa a dizer: graças a Deus!

MARCELO CHERTO é diretor da Cherto & Rizzo Franchising.
MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University e autores de diversos livros sobre o tema.

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