São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995 |
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Venda baixa leva à morte
NELSON BLECHER
Em 39% dos casos de produtos lançados em 1989 e posteriormente retirados das gôndolas, a razão alegada pelo fabricante foi o baixo desempenho de vendas. Outros fatores menos citados vão da decisão de relançar o produto com modificações (14%) ao custo elevado da embalagem (8%). Apenas 3% afirmaram ter conduzido uma estratégia errônea. Apesar disso, um estudo conduzido pela National Industrial Conference Board, nos EUA, mostra que a análise inadequada do mercado é responsável por um terço dos fracassos. A pesquisa da Indicator constatou que a maioria dos produtos sofreu algum tipo de modificação, principalmente vinculada a embalagem, rótulo e layout (88%). Ao contrário do que sucede no exterior, onde a maioria das novidades sai de linha até dois anos após o lançamento, no mercado brasileiro a retirada é gradual. (NB) Texto Anterior: Taxa de mortalidade atinge 24% dos produtos no país Próximo Texto: Propaganda de cigarros cresce 9% Índice |
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