São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda baixa leva à morte

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Venda baixa elimina produto
Em 39% dos casos de produtos lançados em 1989 e posteriormente retirados das gôndolas, a razão alegada pelo fabricante foi o baixo desempenho de vendas.
Outros fatores menos citados vão da decisão de relançar o produto com modificações (14%) ao custo elevado da embalagem (8%).
Apenas 3% afirmaram ter conduzido uma estratégia errônea. Apesar disso, um estudo conduzido pela National Industrial Conference Board, nos EUA, mostra que a análise inadequada do mercado é responsável por um terço dos fracassos.
A pesquisa da Indicator constatou que a maioria dos produtos sofreu algum tipo de modificação, principalmente vinculada a embalagem, rótulo e layout (88%).
Ao contrário do que sucede no exterior, onde a maioria das novidades sai de linha até dois anos após o lançamento, no mercado brasileiro a retirada é gradual.
(NB)

Texto Anterior: Taxa de mortalidade atinge 24% dos produtos no país
Próximo Texto: Propaganda de cigarros cresce 9%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.