São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Bridges' sai da lista de mais vendidos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Pela primeira vez em três anos, nesta semana a lista do "The New York Times" de livros mais vendidos nos EUA não inclui "The Bridges of Madison County", de Robert James Waller.
Pelo visto, com o sucesso do filme de Clint Eastwood baseado no romance, os últimos americanos que ainda não haviam chorado com a lacrimosa história de amor na meia idade se fartaram dela.
"Bridges" foi daqueles casos de amor à primeira vista entre um autor e o grande público e de desprezo absoluto dos intelectuais.
Falar mal de "Bridges" foi o passatempo predileito de nove entre dez críticos literários e nas universidades o livro foi lido às escondidas, como as telenovelas eram vistas pelos acadêmicos brasileiros no passado.
O filme de Eastwood, que estréia em breve no Brasil, redimiu um pouco o conceito de "Bridges" entre os bem-pensantes.
Primeiro, porque Eastwood vem ganhando com seu trabalho como diretor o respeito e a admiração dos que antes, quando ele era ator de westerns spaghetti, o olhavam de cima para baixo como a Waller.
Segundo, porque o filme -apesar de não ser nenhuma obra-prima- funciona, com uma trilha sonora sensível, uma direção convencional porém segura e o desempenho maduro de Eastwood e Meryl Streep.

Texto Anterior: OS TEXTOS DO LIVRO
Próximo Texto: Selo relança rock paulista dos anos 80
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.